Dia 29/10/2010 - Liz Hermann - Ensaio Umbanda Fest 2010

 

Umbanda Fest - 5 anos!

Fonte: Jornal da Cidade - Coluna de Roberto Rufino em 31/10/2010

............................................................................................................................................

‘Quando os atabaques falam, a alma escuta e o corpo responde’

 

Da Redação

Já tradicional em Bauru, e sucesso de público, o evento Umbanda Fest, considerado pelo Ministério da Cultura desde 2008 como o maior evento cultural da categoria, acontecerá pelo quinto ano consecutivo no dia 7 de novembro, no Teatro Municipal. Para festejar a data, grupos culturais de diversas partes do País estarão reunidos em um grande espetáculo de cores, ritmos e luzes. 

“Quando os atabaques falam, a alma escuta e o corpo responde”. Este é o tema do evento este ano, que pretende se superar em interatividade com o público e as atrações. Ricardo Barreira, fundador do Instituto Sócio Cultural Umbanda Fest, entidade promotora do evento, conta que estão todos empenhados em encantar o público. 

“Nossa meta é proporcionar algumas horas de encanto e magia através da cultura, dos ritmos envolventes e das danças tradicionais brasileiras e afro-brasileiras. É uma festa contagiante, e por isso escolhemos a frase acima como o tema deste ano”, explica Ricardo, que também é presidente da Federação Estadual de Umbanda e Candomblé Reino de Oxalá e Sacerdote da Aldeia Tupiniquim. 

Caravanas de diversas regiões já estão confirmadas, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e de muitas outras da região de Bauru, tudo para prestigiar esta que promete ser a melhor Umbanda Fest de todas, de acordo com a expectativa dos organizadores.  

“A cada ano o público, e nós mesmo, ficamos mais exigentes. Os grupos são selecionados com maior critério e se dedicam durante meses para cerca de 6 minutos de apresentação no palco. Isso torna possível a platéia conhecer toda a riqueza que existe na cultura brasileira e afro-brasileira”, afirma Ricardo Barreira.  

Sobre as atrações, Ricardo ainda destaca a participação especial da cantora Liz Hermann: “Ela faz um estilo Clara Nunes, e foi considerada a cantora revelação em 2009.”  

Também estarão presentes consagrados grupos como: Aldeia de Caboclos, Guerreiros de Oxalá, Filhos do Axé e TUMOBS, todos vencedores de grandes festivais culturais e musicais. Grupos de Bauru e região participam confirmando a origem tradicional da Umbanda Fest. 

Responsabilidades sociais e com o meio ambiente sempre estiveram presentes em todas as edições da Umbanda Fest, informa o material de divulgação. Em 2009, o Instituto realizou uma parceria com o Vidágua, e assim distribuiu sementes de árvores nativas da região de Bauru, este ano a parceria é com o Instituto Vidadigna, ONG que promove importante trabalho de proteção e defesa dos animais em Bauru.  

Durante todo o evento, serão distribuídas informações de cuidados necessários aos animais e estará sendo arrecadado o valor de R$ 1,00 (um real) ou mais, de forma opcional, que será doado ao Vidadigna 

“A Umbanda Fest é um evento cultural, com o objetivo de valorizar a rica cultura das religiões afro-brasileiras. É importante frisar que não se trata de um evento religioso”, finaliza Ricardo Barreira, afirmando que toda a sociedade está convidada para as festividades. 

• Serviço

 A entrada do Umbanda Fest é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3011-7027 e pelo site www.umbandafest.com.br

 

FONTE: http://www.jcnet.com.br/detalhe_cultura.php?codigo=194333